🖥️ Sistema ICODE

Tutorial para Editores - Guia completo para utilizar o sistema

Visualizando: O que é o Sistema ICODE?

O que é o Sistema ICODE?

O Sistema ICODE é um gerenciador de conteúdos dos colegiados do IC, incluindo:

  • Congregação
  • Conselho Interdepartamental (CI)
  • Departamento de Sistema de Computação (DSC)
  • Departamento de Sistemas de Informação (DSI)
  • Departamento de Teoria de Computação (DTC)
  • Comissão Diretora de Informática (CDI)

O ICODE é um CMS (Sistema Gerenciador de Conteúdo) construído com tecnologias modernas:

Os principais objetivos desta nova versão são:

  1. Modernizar a interface do sistema
  2. Melhorar significativamente a experiência do usuário
  3. Solucionar problemas de links quebrados de documentos anexados
  4. Facilitar o acesso e gerenciamento de documentos institucionais
  5. Aprimorar a indexação de documentos PDF
  6. Integrar IA para pesquisa de documentos
  7. Simplificar o código fonte

Acesso ao Sistema

O acesso ao ICODE é restrito e requer autenticação. O usuário pode fazer login utilizando:

  • Contas Unicamp ou DAC (Utilizando o sistema SISE de autenticação central)
  • Conta IC (Através do LDAP interno)
Tela de login do sistema ICODE

Figura 1: Tela de login do sistema ICODE

Perfil do Usuário

Após o login, o usuário será redirecionado para a página de perfil, que contém:

  • Nome
  • Sobrenome
  • E-Mail
  • Papel (assinante, editor ou administrador)
  • Membro (Qual colegiado o usuário tem acesso ao conteúdo, podendo ser: congrega, ci, dsc, dsc, dsi e cdi)
    • Subcategoria Membro de Posts Privados (Acesso a posts privados ainda não publicados de determinados colegiados)
    • Subcategoria Membro de Arquivos Privados (Acesso a arquivos privados de determinados colegiados)
Atribuição Automática de Permissões

O sistema é totalmente automatizado - ao fazer login, o usuário é automaticamente designado para:

  • Um papel específico
  • Colegiados os quais o acesso é liberado, de acordo com sua função e cadastro na intranet.ic.unicamp.br

Todos os usuários têm acesso às páginas públicas da Congregação e CI, presentes no menu lateral esquerdo e superior, assim como os demais colegiados os quais o usuário tem permissão de acesso.

Editores e Administradores, que são pré-cadastrados no sistema, têm acesso a todos os conteúdos dos colegiados e funcionalidades avançadas.

Página de perfil e menu lateral

Figura 2: Página de perfil e menu lateral

Página Inicial

A página inicial do ICODE oferece o recurso de Busca Avançada, que realiza pesquisa de termos em todos os posts e PDFs que o usuário tenha acesso, exibe também todas as últimas publicações no sistema, permitindo que o usuário acompanhe as atualizações mais recentes, além de uma AI para interação.

Recurso de Busca Avançada (Todo o ICODE)

Figura 3: Recurso de Busca Avançada em todo o Sistema

Recurso de Busca por IA

Figura 4: Recurso de Busca Avançada com IA

Calendários

No item de menu Calendários, o usuário encontra os calendários de reuniões dos colegiados, que é atualizada automaticamente via intranet.

Calendários

Figura 5: Calendários

Pessoas

No item de menu Pessoas, o usuário encontra a lista de docentes e funcionários do IC, que também é atualizada pela intranet.

Lista de usuários

Figura 6: Lista de usuários

Financeiro

O item de menu Financeiro do menu, são exibidos os dados EDAT..

Página Financeiro

Figura 7: Página Financeiro

Página Sobre

Contém informações úteis sobre o sistema ICODE:

  • Este tutorial
  • Projeto no GitLab
  • Site do desenvolvedor
  • Páginas mais acessadas
  • Registro de acessos por usuário/IP (somente para editores e administradores)
Página Sobre

Figura 8: Página Sobre

Conteúdo dos Colegiados

Cada colegiado que o usuário tem acesso possui duas seções, organizadas em cards dentro de seu conteúdo.

1. Documentos

Mostra os documentos ordenados por ano.

2. Membros

Apresenta os membros do colegiado.

Estrutura de conteúdo dos colegiados

Figura 9: Estrutura de conteúdo dos colegiados

Detalhes da Reunião

Ao clicar em qualquer link de reunião, o post completo será exibido, contendo:

  • Título
  • Data de realização
  • Membros
  • Conteúdo descritivo
  • Anexos, organizados em:
    • Pautas (público)
    • Deliberações (público)
    • Ata (público)
    • Itens (privado) [necessário permissão especial para visualizar]
Detalhes de uma reunião

Figura 11: Detalhes de uma reunião

Observação: Editores e Administradores visualizarão também os botões 'Compartilhar', 'Editar' e 'Apagar', para gerenciamento do conteúdo.

Criar/Editar Posts

Criar ou editar um post no ICODE é um processo simples e intuitivo:

  1. Clique no botão 'Novo Post' ou 'Editar' (disponível para Editores e Administradores)
  2. Preencha os campos solicitados
    • Título
    • Data
    • Privado (Se o post é Privado)
    • Link Permanente (preenchimento automático baseado no Título, porém editável)
    • Membros (preenchidos automaticamente via Intranet, porém editável)
    • Conteúdo da Reunião (editável com CKeditor)
  3. Salve o post
  4. Após salvar, o usuário poderá fazer upload dos anexos
Criação de um novo post

Figura 14: Criação de um novo post

Upload de Anexos

Agora o ICODE conta com um potente gerenciador de arquivos: o elFinder

O elFinder é um gerenciador de arquivos open-source baseado em navegador, desenvolvido em JavaScript com jQuery, que fornece uma interface semelhante à de sistemas operacionais para manipulação de arquivos e diretórios. Inspirado no Finder do macOS, o elFinder permite aos usuários realizar operações comuns como upload, download, copiar, mover, renomear, excluir e pré-visualizar arquivos, tudo de forma interativa e intuitiva.

Para enviar anexos:

  1. Clique no botão 'Floppy'
  2. Selecione arquivos para Upload
  3. Clique em Abrir/Enviar
Organização

O sistema de arquivos está organizado seguindo a estrutura:

/ tipo / ano / id do post / subdiretorio / documento.pdf

Onde tipo pode ser congrega, ci, dsc, dsi, dtc ou cdi e subdiretorio pode ser ata, deliberacoes, pautas ou privado.

Esta abordagem elimina completamente problemas de links quebrados, pois cada post é "dono" de um único diretório exclusivo, identificado pelo seu id.

Upload de anexos

Figura 15: Upload de anexos

Exportação de PDF

Junção e Exportação de documentos: Selecione os documentos que deseja unir e clique no botão Juntar PDFs, o arquivo resultante é salvo no subdiretório 'privado'.

Upload de anexos

Figura 17: Exportação de anexos

Indexação no Banco de Dados

O ICODE agora possui um sistema próprio de Indexação de PDFs, totalmente integrado ao sistema. Isso significa que não é mais necessário o uso do plugin "WP Fulltext Search Pro", garantindo mais estabilidade e desempenho.

A indexação serve para que o conteúdo dos PDFs seja convertido em texto e armazenado no banco de dados. Dessa forma, o sistema de busca e a IA do ICODE conseguem encontrar informações dentro dos arquivos PDF.

O processo é opcional e pode ser feito a qualquer momento — durante a criação dos posts ou periodicamente (por mês ou por ano).

Para fazer a indexação, clique no botão amarelo Indexar PDFs ou, no gerenciador de arquivos elFinder, selecione os documentos desejados e clique no ícone Indexar PDFs. Os arquivos serão processados automaticamente pelo conversor pdf2txt, e o texto extraído ficará disponível para busca no sistema e na IA.

Indexação de todos os anexos do ano

Figura 18: Indexação de todos os anexos do ano

Indexação de anexos individualmente

Figura 19: Indexação de anexos individualmente

Conversão DOC 2 PDF

O ICODE agora também conta com a Conversão de Documentos para PDFs. Selecione os documentos que deseja converter e clique no botão Converter Word para PDF, os arquivo serão convertidos e salvos no diretório 'privados'.

Conversão de anexos

Figura 20: Conversão de anexos

Correção de Links no Post

Ao mover arquivos de um diretório para outro é necessário refazer os links dos anexos no post, para isso o ICODE traz uma nova função: Correção de links; clique no botão Corrigir links de arquivos, os links de anexos no corpo do Post serão corrigidos automaticamente.

Corrigindo links de arquivos

Figura 21: Corrigindo links de arquivos

Compartilhar Reunião

Nesta nova versão do ICODE o usuário editor ou administrador pode compartilhar a reunião por e-mail.

  • Preencha os campos necessários para enviar o e-mail.
  • Edite o campo Descrição conforme necessidade.
  • Clique em Enviar.
Compartilhar Reunião

Figura 22: Compartilhar Reunião

Suporte

Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com o suporte através do e-mail:

suporte@ic.unicamp.br